Cadastro de Usuário
Nesse tópico explicaremos como fazer o cadastros dos usuários de sua empresa bem como liberar as senhas de acesso para os seus clientes.
Para realizar o cadastro de usuários é necessária uma permissão especial do sistema. Se não houver a permissão para nenhum usuário de sua empresa, favor entrar em contato com o suporte da M3 Sistemas para que a permissão seja liberada para um usuário da empresa.
Acesse o cadastro de usuário passando o mouse sobre o menu ADMINISTRAÇÃO e selecione cadastro de usuário como mostrado na figura abaixo.
Figura 1 – Menu Cadastro de Usuário
A listagem com os usuários já cadastrados será mostrada na tela. Para editar um usuário já existente clique na opção EDITAR à frente do nome usuário, isso irá abrir a tela de edição de usuário onde será possível alterar todos os dados do usuário. Para se criar um novo usuário clique no botão ADICIONAR, a tela de edição será exibida com os campos em branco para a criação do novo usuário.
Figura 2 – Tela de Seleção de Usuários
Para selecionar um usuário específico, na tela de seleção de usuários, informe o nome do usuário (campo nome) ou o login (campo usuário) e clique no botão filtrar.
A tela de edição dos usuários possui vários campos que irão variar de acordo com o tipo do usuário a ser cadastrado. Os usuários podem ser de três tipos:
- Cliente – cliente da empresa que terá o se acesso definido de acordo com a política da empresa. O usuário do tipo cliente tem como principal característica a possibilidade de se definir quais empresas na unidade o usuário terá acesso.
- Operador – operador do sistema na empresa. Esse usuário possui acesso a todas as empresas da unidade. Diferentemente do tipo cliente, o operador não pode ter restrição por empresas.
- Gerente – cadastro similar ao operador com a diferença de ter acesso à funções bloqueadas aos operadores comuns tais como alterar a data base do funcionário e mudar o CNPJ da empresa após o cadastro.
Figura 3 – Cadastro de usuário do tipo cliente
Figura 4 – Cadastro de usuário tipo operador e gerente
Como mostrado nas figuras acima, dependendo do tipo do operador teremos opções diferentes de menus à nossa disposição. O primeiro passo no cadastro será o preenchimento dos dados da tela geral. O e-mail deverá ser preenchido com o e-mail do usuário para que ele possa receber avisos do sistema e a senha quando for solicitado pelo botão ESQUECI MINHA SENHA na tela de login. No campo PERFIL iremos selecionar o tipo do operado. O campo expiração possibilita a inserção de uma data limite para o acesso do usuário ao sistema, para colocar a data devemos selecionar o campo “Usuário expira” para liberar o campo de preenchimento da data.
O próximo passo será selecionar quais unidades de atendimento o usuário deverá ter acesso. Para incluir uma unidade selecione a unidade desejada na lista da esquerda e em seguida clique no em “>>”, isso irá mover a unidade para a lista da direita dando acesso a essa unidade para o usuário. Para retirar o acesso à unidade o procedimento é inverso, selecione a unidade na lista da esquerda e clique em “<<”.
Figura 5 – Cadastro de usuário (Unidades de atendimento)
O próximo passo, caso o tipo do usuário for cliente, é selecionar as empresas que o usuário terá acesso. Se o usuário não for do tipo cliente pule esse passo e vá para a seleção de permissão.
Informe o código da empresa e clique em selecionar para adicionar à lista de empresas. Para retirar uma empresa da listagem clique na coluna excluir, isso irá retirar a empresa da listagem.
Figura 6 – Cadastro de usuário (seleção de empresas)
Se não souber o código da empresa podemos selecioná-las utilizando a ferramenta de busca, clique na lupa e uma tela onde poderemos selecionar as empresas pelo nome será exibida. Selecione a empresa na listagem e em seguida clique em selecionar para adicionar a empresa à listagem.
Figura 7 – Cadastro de usuário (selecionar empresa)
Após selecionarmos as unidades que o usuário terá acesso já poderemos então definir as permissões para cada unidade individualmente. A tela de permissão apresenta várias opções que podem ser liberadas para cada usuário. Na figura abaixo temos um exemplo das permissões que estão disponíveis.
Figura 8 – Cadastro de usuário (permissões)
Para definirmos as permissões do usuários devemos selecionar na lista, os usuários poderão somente consultar ou alterar um item de acordo com a sua permissão. Existem também as permissões especiais que liberam funções específicas do sistema. Um exemplo é a permissão “Editar somente empresas particulares”, essa permissão bloqueia a edição de dados das empresas com o vínculo “CONVENIADA” bloqueando na prática que os usuários alterem dados das empresas que possuem contrato de prestação de serviço e deixando livre o sistema para a emissão de ASOs avulsos para empresas que não possuem contrato de prestação de serviços.
0 comentário