Importação de Funcionários
O cadastro dos funcionários pode ser feito ainda de outra maneira, importando os funcionários a partir de uma planilha do Excel. Essa importação é feita de maneira rápida, porém existem detalhes que requerem atenção.
O primeiro item que merece atenção é que é necessário que uma empresa esteja selecionada antes da importação ser feita, como demonstrado na figura abaixo.
Após a empresa ser selecionada a página para importação dos funcionários ficará disponível do menu Empresa – Importar Planilha com Funcionários, como demonstrado na imagem abaixo.
Após aberta esta página, poderão ser visualizados os seguintes itens:
- Empresa Selecionada – Exibe a empresa que está selecionada no momento.
- Selecionar Planilha com Dados – É o campo que define qual planilha servirá como fonte de importação dos funcionários.
- Status da Importação – Após ser feita a importação, este campo indicará se ela foi bem sucedida, ou não.
- Planilha Enviada – Mostra qual foi a planilha enviada para importação.
Para facilitar o procedimento de importação, são disponibilizados dois modelos para download. Um contendo apenas os campos obrigatórios e o outro com o modelo completo. Para baixá-los é preciso clicar no botão Modelo Completo ou Modelo Apenas Com Dados Obrigatórios.
Alguns campos da planilha modelo estão com a cor verde. Estes campos são campos que são de preenchimento obrigatório. Caso algum desses campos seja deixado em branco, um erro será gerado no momento da importação, e ela não será concluída. Os campos obrigatórios são os seguintes:
- nome
- sexo
- setor
- funcao
- cpf
- data_nascimento.
O campo nome além de ser obrigatório, tem um detalhe que exige atenção. Após o envio da planilha para importação, o sistema verifica se os funcionários importados já estão cadastrados no sistema, para que ele não seja cadastrado novamente. Outro ponto importante, é referente ao campo sexo, onde os seus valores permitidos são apenas M(Masculino) ou F(Feminino). A imagem abaixo mostra a planilha referente ao modelo completo preenchida.
Após a planilha com os dados dos funcionários ser preenchida conforme o modelo demonstrado, poderá ser feita a importação. Para isto é preciso colocar o diretório e o nome do arquivo com a planilha, ou selecionar o arquivo através do botão Selecionar Arquivo. Logo após uma caixa de diálogo será aberta para que o arquivo seja selecionado. A seleção do arquivo está demonstrada na figura seguinte.
Após o arquivo ser selecionado é necessário clicar no botão Enviar Planilha, que está selecionado na figura a seguir na cor amarela. Após o envio, uma tabela com os dados da planilha irá aparecer na parte inferior da página. Depois da conferência dos dados é preciso clicar no botão Importar, que na figura a seguir está destacado na cor vermelha, para que a importação seja concluída.
Se a importação for bem sucedia o campo Status Importação vai vir com uma mensagem informando quantos funcionários foram importados, como demonstrado na imagem a seguir.
Caso a planilha não atenda a todos os requisitos para importação, o campo Status Importação irá vir com uma mensagem informando que os dados devem ser validados, e tabela será gerada destacando em vermelho os campos que devem ser corrigidos. A imagem abaixo demonstra a tentativa de uma importação com uma planilha que não atende a todos os requisitos.
0 comentário