Cadastro de Layout de Programas Ocupacionais

Esta página pode ser acessada através do menu GERAL – CADASTRO DE LAYOUT DE PROGRAMAS OCUPACIONAIS. Esta área do sistema tem como objetivo criar layouts específicos para os programas ocupacionais de acordo com a necessidade de cada unidade.

Na página inicial encontra-se todos os layouts cadastrados no sistema. Layouts que estão bloqueados para uso no sistema são destacados com a cor vermelha. Você pode localizar os layouts através do nome digitando parte do nome e clicando em FILTRAR.

Para excluir um layout o usuário deverá clicar no botão excluir. Uma janela abrirá para o usuário confirmar a operação. Só é possível excluir layouts que ainda não estão sendo utilizados por nenhum programa no sistema.

Para editar um layout o usuário deverá clicar no botão Editar (ícone de lápis) do layout desejado.

Para adicionar um novo layout deve-se clicar no botão ADICIONAR. Ao cadastrar um novo layout aparecem somente as opções NOME DO LAYOUT, TIPO e STATUS. Após preencher estes dados básico basta clicar em SALVAR. Ao salvar o novo layout o botão salvar desaparece e surge uma opção para adicionar seções ao layout. Depois de salvar o layout os dados básicos serão salvos automaticamente ao fazer qualquer alteração. Ex: Ao alterar o nome do layout o sistema já salvará essa alteração automaticamente.

Existem três tipos de seções que podem ser adicionadas no layout. HTML, MÉTODO e ANEXO.

As seções do tipo HTML contêm um texto aberto que pode ser digitado pelo usuário no editor de texto. Este texto será carregado no programa da mesma forma que for digitado no layout. Seções do tipo HTML permitem adicionar subseções.

As seções do tipo Método são seções que serão carregadas no programa baseadas em uma rotina dentro do sistema. Estas seções devem ser usadas somente pelos administradores do sistema.

Seções do tipo ANEXO permitem que o usuário anexe um arquivo PDF que será carregado dentro do programa que utilizar aquele layout.

Clique em ADICIONAR NOVA SEÇÃO para adicionar uma nova seção ao layout. Uma nova seção será criada. Alguns campos existirão de acordo com o tipo de seção selecionada. As seções podem conter os seguintes campos:

  • NÚMERO DA SEÇÃO – Ordem em que aparecerá no programa. Ao alterar o número da seção automaticamente as seções serão reorganizadas. Se a opção AJUSTAR ORDEM DAS SEÇÕES AO SALVAR estiver marcada, o sistema ajustará automaticamente a ordenação das seções caso haja conflito na numeração.
  • TÍTULO – Título da seção no programa.
  • TIPO – Tipo da seção. Ao alterar o campo tipo será carregado na tela os demais campos referentes ao tipo selecionado.
  • TÍTULO, CABEÇALHO E RODAPÉ – Indica se TÍTULO, CABEÇALHO E RODAPÉ serão exibidos nesta seção
  • EXIBIR TEXTO NO RODAPÉ – Indica se será exibido texto no rodapé da página. Obs.: Só será exibido se campo TÍTULO, CABEÇALHO E RODAPÉ estiver configurado para exibir.
  • EXIBIR NUMERAÇÃO DA PÁGINA – Indica se numeração da página será exibida na seção. Obs.: Só será exibido se campo TÍTULO, CABEÇALHO E RODAPÉ estiver configurado para exibir.
  • INCLUIR NO ÍNDICE – Indica se seção será incluída no índice do programa.
  • EXIBIR NO TÍTULO –  Indica se será exibido o título da seção.
  • TEXTO – O texto que aparecerá na seção. Campo exclusivo da seção HTML.

  • Assembly – Assembly que contém a classe para carregar o conteúdo da seção. Campo exclusivo da seção MÉTODO.
  • Classe – Classe que contém o método para carregar o conteúdo da seção. Campo exclusivo da seção MÉTODO.
  • MÉTODO – Método que será invocado para carregar o conteúdo da seção. Campo exclusivo da seção MÉTODO.
  • PARÂMETROS – Parâmetros que devem ser utilizados no método para carregar o conteúdo da seção. Campo exclusivo da seção MÉTODO.

  • ARQUIVO – Arquivo que será anexado a seção. Campo exclusivo da seção ANEXO. O anexo deve ser um arquivo do tipo PDF.

Todas as seções do layout podem ser visualizadas no menu lateral. A seção que estiver selecionada ficará em destaque. Os ícones no menu também nos ajudam a identificar qual o tipo da seção.

Para adicionar uma subseção deve se clicar no ícone com sinal +. Subseções só podem ser adicionadas em seções do tipo HTML.

Para editar uma seção deve clicar no ícone de lápis para as seções HTML, ou em cima do nome da seção para os demais tipos.

Caso o usuário altere o campo NÚMERO DA SEÇÃO e confirme a alteração, as seções serão organizadas novamente para atender esta mudança. Além disso no campo NÚMERO DA SEÇÃO também é possível alterar a seção pai de uma subseção. Pode ser alterada para ficar abaixo de outra seção ou torna-la uma seção principal do layout.

Nas seções do tipo ANEXO o usuário deverá clicar no botão CARREGAR ARQUIVO e selecionar o arquivo PDF que será o conteúdo daquela seção. O upload do arquivo só será feito após salvar a seção. Após confirmar o arquivo anexado o usuário poderá visualizá-lo no campo PREVIEW da seção selecionada.

Para apagar uma seção o usuário deve selecioná-la no menu lateral e depois clicar em APAGAR. Uma janela abrirá para o usuário confirmar a exclusão. Se excluir uma seção que tem subseções, todas as subseções também serão excluídas.